Notícias

A TSCO, S.A e o INSS, realizaram a sessão de Kick-Off do Programa de Aceleração Digital do INSS.

A TSCO – Tecnologias, Sistemas e Consultorias, S.A. e o Instituto Nacional de Segurança Social – INSS, realizaram, em novembro de 2025, na sede desta, em Luanda, a sessão de Kick-Off do PRADI – Programa de Aceleração Digital do INSS, para o período 2025-2028.

O encontro marcou o arranque oficial do programa e teve como principal objectivo a apresentação da sua visão estratégica, estrutura de governança, projectos constituintes e modelo de acompanhamento a ser implementado entre as duas instituições.

A sessão foi aberta pelo Administrador Executivo da TSCO, Eng.º Arsénio Mais, que no seu discurso, destacou a relevância do PRADI para o fortalecimento da capacidade tecnológica e institucional do INSS.

Na sua intervenção, o Presidente do Conselho de Administração da TSCO, Eng.º Gelson Freire, agradeceu a confiança depositada pelo INSS e reafirmou o compromisso da sua organização em liderar o processo de aceleração digital desta importante Instituição publica. Ainda na sua intervenção, garantiu também a execução dos projectos, dentro das normas internacionais indicadas para gestão de projectos, sempre respeitando os prazos de execução.

Passada a palavra ao INSS, o seu PCA, Dr. Anselmo Monteiro, apresentou a visão estratégica da instituição no domínio da transformação digital, enquadrando o PRADI no Plano de Desenvolvimento da Segurança Social 2030 e no Plano de Actividades 2025 – 2027. E sublinhou que o programa está alinhado com as diretrizes internacionais da ISSA, com foco na gestão das TIC, dados, interoperabilidade, segurança e privacidade da informação.

Na sua intervenção, foram também destacados os sete eixos estratégicos que norteiam o processo de transformação digital do INSS, com especial atenção à simplificação de processos, proximidade com o cidadão, soberania de dados, segurança cibernética, envolvimento institucional, capacitação contínua e valorização do capital humano, incluindo a participação da Geração Z.

A apresentação técnica do PRADI foi conduzida pelo Dr. Alexandre Dias (PMO do Programa), que detalhou a governança operacional do programa, os mecanismos de controlo e o modelo de acompanhamento.

O PRADI é composto por nove projectos estruturantes, entre os quais se destacam a modernização da infraestrutura tecnológica, o reforço da cibersegurança, a criação de um centro analítico de dados corporativos e o redesenho da infraestrutura aplicacional. O programa inclui ainda serviços complementares de manutenção tecnológica e gestão de recursos humanos.

No encerramento da sessão, o PCA do INSS reforçou a necessidade de transparência, rigor e responsabilidade em todas as fases de execução do programa, sublinhando que a transformação digital é, acima de tudo, um processo centrado nas pessoas, na colaboração institucional e na construção de um sistema de protecção social mais eficiente e sustentável.

Deixe um comentário